Como evitar ser tragado por uma crise?
Situações tensas e anormais que vazam para o ambiente externo colocam em risco um ativo vital das organizações: a sua reputação. Uma visão negativa é totalmente nociva ao ambiente de negócios, trazendo grandes prejuízos. Por conta disso, o gerenciamento de crise ganha importância por monitorar, mitigar e gerenciar junto à imprensa essas situações.
Realizar este tipo de trabalho requer um planejamento das atividades, uma orientação técnica consistente, elaboração do discurso e alinhamento da direção da empresa.
Para exemplificar, descrevemos aqui uma situação real de uma indústria japonesa que precisava gerenciar junto à imprensa uma crise deflagrada com o adiamento da inauguração de uma nova fábrica no interior de São Paulo. Em resumo, o plano de contingência elaborado e executado pela EPR neste caso incluiu ações como:
Q&A com as questões mais importantes e polêmicas, procurando evidenciar o enfoque positivo do excesso de zelo por parte da matriz
Comunicado oficial
Acionamento do porta-voz, pontualmente e sob demanda
Disseminação do comunicado entre os principais executivos para alinhamento de mensagem
Equipe sênior de RP em prontidão para atender demandas de entrevista/ informações
Solicitações de entrevista avaliadas uma a uma e, sempre que possível, esclarecimento pela própria agência com base no Q&A
Situações mais críticas encaminhadas ao porta-voz da indústria para avaliação conjunta
Monitoramento constante de resultados na imprensa para identificar situações e proposição de respostas
Enfim, cada situação é singular e requer medidas e decisões específicas que possam mitigar os efeitos e impactos negativos e imprevisíveis da crise. O importante é sempre contar com o apoio de uma agência que disponha de profissionais com expertise em gestão de crise.
Compartilhe nas redes sociais:
Categorias
- Assessoria de Imprensa (2)
- Cultura organizacional (2)
- Dicas Grupo EPR (18)
- GPTW (1)
- Liderança feminina (3)
- Mindset e gestão (1)
- Novidades (4)