Como fazer um ótimo artigo de opinião
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O artigo de opinião na forma como costuma ser publicado hoje pela imprensa brasileira é uma oportunidade para o autor divulgar mensagens, difundir ideias, conceitos e defender seus pontos de vista sobre temas do momento em sua área de conhecimento. É publicado pelo veículo de comunicação com o caráter de colaboração eventual e leva sempre a assinatura de quem escreveu o artigo. São importantes porque, quando relevantes e originais em seus conteúdos, podem influenciar e evidenciar seus autores tornando-os referência em suas áreas de atuação.
Abaixo destacamos 10 dicas para orientar a escrita deste tipo de material usado pela imprensa.
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O ideal é que os artigos não ultrapassem 2.000 caracteres (com espaços). Artigos maiores correm o risco de serem adequados em tamanho pelo próprio veículo que irá publicar
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Escolher temas que chamem a atenção dos leitores, preferencialmente relacionados a algum fato recente ou polêmico, discussões atuais e/ou em destaque na mídia
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Escrever de forma direta e objetiva. Usar a informação para iluminar um tema
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Usar exemplos que ilustrem ideias de forma clara
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Usar a criatividade pode ajudar a diferenciar-se
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Escrever sempre de forma a ser compreendido por todos e não apenas por entendidos no assunto ou por técnicos e especialistas
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Informações de apoio podem endossar teses e/ou ideias com citação de fontes confiáveis e de credibilidade
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Estudos e dados de mercado são sempre bem recebidos pela imprensa, sobretudo os inéditos ou menos explorados. Podem ser mencionados (sempre citando a fonte) a fim de reforçar um argumento ou até servir de gancho para iniciar um artigo, por exemplo
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Informações extraídas da base de dados da própria empresa também podem apresentar um cenário que demonstre uma tendência, revelar perfis de públicos/usuários, apontar tendências, comportamentos ou volume de ocorrências em determinada área
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Procurar fornecer uma conclusão positiva, amarrando a ideia central do artigo ou encerrar com um questionamento que desafie o leitor a refletir sobre o tema
Depois escrever um ótimo artigo e publica-lo em um bom veículo da imprensa, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais? Leia aqui sobre a importância destes canais para estabelecer contato direto e gerar engajamento com admiradores, clientes e parceiros.
Edna De Divitiis é Sócia-Fundadora da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.
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