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Como fazer um ótimo artigo de opinião

Banner da EPR Comunicação Corporativa com o título 'Como fazer um ótimo artigo de opinião'. À direita, uma imagem mostra uma mulher de cabelos ruivos e óculos, concentrada enquanto escreve em um laptop. Fundo azul com logotipo da EPR no canto inferior esquerdo

O artigo de opinião na forma como costuma ser publicado hoje pela imprensa brasileira é uma oportunidade para o autor divulgar mensagens, difundir ideias, conceitos e defender seus pontos de vista sobre temas do momento em sua área de conhecimento. É publicado pelo veículo de comunicação com o caráter de colaboração eventual e leva sempre a assinatura de quem escreveu o artigo. São importantes porque, quando relevantes e originais em seus conteúdos, podem influenciar e evidenciar seus autores tornando-os referência em suas áreas de atuação.

Abaixo destacamos 10 dicas para orientar a escrita deste tipo de material usado pela imprensa.

  1. O ideal é que os artigos não ultrapassem 2.000 caracteres (com espaços). Artigos maiores correm o risco de serem adequados em tamanho pelo próprio veículo que irá publicar

  2. Escolher temas que chamem a atenção dos leitores, preferencialmente relacionados a algum fato recente ou polêmico, discussões atuais e/ou em destaque na mídia

  3. Escrever de forma direta e objetiva. Usar a informação para iluminar um tema

  4. Usar exemplos que ilustrem ideias de forma clara

  5. Usar a criatividade pode ajudar a diferenciar-se

  6. Escrever sempre de forma a ser compreendido por todos e não apenas por entendidos no assunto ou por técnicos e especialistas

  7. Informações de apoio podem endossar teses e/ou ideias com citação de fontes confiáveis e de credibilidade

  8. Estudos e dados de mercado são sempre bem recebidos pela imprensa, sobretudo os inéditos ou menos explorados. Podem ser mencionados (sempre citando a fonte) a fim de reforçar um argumento ou até servir de gancho para iniciar um artigo, por exemplo

  9. Informações extraídas da base de dados da própria empresa também podem apresentar um cenário que demonstre uma tendência, revelar perfis de públicos/usuários, apontar tendências, comportamentos ou volume de ocorrências em determinada área

  10. Procurar fornecer uma conclusão positiva, amarrando a ideia central do artigo ou encerrar com um questionamento que desafie o leitor a refletir sobre o tema

Depois escrever um ótimo artigo e publica-lo em um bom veículo da imprensa, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais? Leia aqui sobre a importância destes canais para estabelecer contato direto e gerar engajamento com admiradores, clientes e parceiros.

Edna De Divitiis é Sócia-Fundadora da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

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