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Como o trabalho de relações com a mídia pode apoiar o seu negócio?

Imagem com um tablet digital exibindo uma foto de três pessoas em um ambiente de escritório, onde duas delas seguram papéis e uma está usando um laptop. À direita do tablet, há o texto “Como o trabalho de relações com a mídia pode apoiar o seu negócio?” Também há o logotipo da EPR Comunicação Corporativa e um ícone representando relações com a mídia ou assessoria de imprensa no canto inferior direito.

Investimento em comunicação ganha força e torna-se cada vez mais prioritário para o sucesso dos negócios das empresas.

Não é segredo que o trabalho de relações com a mídia está em constante evolução, contribuindo significativamente para a construção da reputação e para a estratégia de marketing e negócios, indo muito além de pautas na imprensa realizadas por jornalistas e desenvolvedores de conteúdo. No entanto, essa percepção de valor está ficando cada vez mais clara para as empresas. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o investimento em comunicação corporativa aumentou em 2022, representando uma movimentação de R$ 30,2 bilhões no setor. Além disso, segundo relatório do CMO Survey 2022, as empresas têm investido 11,7% de seus orçamentos totais em comunicação.

Se nos últimos três anos o cenário pandêmico demandou uma série de transformações nas estratégias de comunicação das empresas, agora o momento é de entender e consolidar o que deu certo neste período para então planejar os próximos passos. Nesse sentido, algumas táticas e tendências foram protagonistas e destacaram-se como pilares de sucesso dentro da estratégia de comunicação.

Personalização da comunicação

A chave de um bom planejamento de conteúdo é considerar a estratégia de negócios e as mensagens que as empresas desejam disseminar para seu público, bem como as necessidades do mercado. Ao planejar conteúdos personalizados, capazes de impactar e responder as dores das personas ou público-alvo em seus diferentes graus de maturidade, é possível estabelecer um diálogo mais próximo e assertivo com cada um dos stakeholders.

Inteligência de dados

Não podemos esquecer que estamos na era dos dados. A tecnologia proporcionou o desenvolvimento de uma infinidade de ferramentas capazes de extrair insights valiosos para enriquecer a estratégia de comunicação das empresas. No entanto, mais do que ter acesso a esses dados, é essencial saber analisá-los para um uso eficiente, garantindo a criação de jornadas mais autênticas e customizadas para o público desejado.

SEO e Link Building

Manter-se relevante no ambiente digital é desafiador para empresas de qualquer segmento ou porte. Por isso, estar antenado às melhores práticas de SEO e Link Building pode ser um grande diferencial, assegurando que seus conteúdos estejam sempre bem posicionados nos resultados do Google e de outros buscadores.

Além disso, referenciar as páginas do site da sua empresa em veículos de imprensa por meio de backlinks, gera credibilidade, potencializa o tráfego ao site e contribui para o aumento da autoridade de domínio da página desejada. Portanto, uma boa estratégia de relações com a mídia não pode deixar de contemplar a elaboração de conteúdos otimizados com técnicas de SEO e a inserção de backlinks estratégicos para o seu negócio.

Inbound PR

O consumo de notícias tem mudado radicalmente nos últimos anos. E para acompanhar essas transformações comportamentais, o trabalho de relações com a mídia também precisou evoluir. Neste cenário, o conceito de Inbound PR surgiu para revolucionar o que até hoje era conhecido como “assessoria de imprensa”.

Ao incorporar técnicas de Inbound Marketing ao universo da comunicação corporativa, o Inbound PR tornou-se uma iniciativa crucial para potencializar a visibilidade das empresas no ambiente digital, valorizando a reputação por meio de notícias publicadas em veículos de grande credibilidade, que mantêm as informações mais essenciais das marcas indexadas na web.

Aqui na EPR, desenvolvemos uma metodologia exclusiva, baseadas neste conceito, com o objetivo de fortalecer e solidificar o trabalho de relacionamento com a mídia atrelado aos resultados de negócio das organizações.

Que tal conhecer de perto nossos cases de Inbound PR? Entre em contato conosco e saiba como podemos impulsionar o sucesso do seu negócio!

Patrícia Barbosa é Diretora de Operações da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

 

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