Como transformar a inovação em storytelling no setor da saúde

Por Edna De Divitiis
Em um mercado movido por tecnologia, ciência e regulamentação, comunicar se torna um desafio determinante do sucesso. A precisão da informação orienta decisões clínicas, operacionais e institucionais, exigindo soluções que não apenas dominem o aspecto técnico, mas também consigam traduzir complexidade em confiança, e confiança em autoridade.
O primeiro semestre deste ano tem sido marcado por encontros estratégicos entre os principais players do setor, que movimentou mais de R$ 350 bilhões em 2024, segundo dados da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), com projeções otimistas de crescimento.
Marcar presença nestes eventos é fundamental, mas destacar-se requer mais do que apenas a presença. Exige uma estratégia de comunicação precisa, relevante e bem posicionada.
Um setor técnico e regulado, porém, incompreendido
O setor de saúde atua sob um grau de complexidade singular. De um lado, altos investimentos em inovação, especialmente com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e automação de processos. Do outro, uma estrutura regulatória rígida, que demanda absoluta precisão na maneira de divulgar informações, soluções e resultados.
Para as instituições do segmento, esse é um território em que cada palavra importa e, qualquer erro, pode causar um impacto altamente negativo para a reputação da marca.
Segundo um estudo da UFRGS, compradores institucionais, gestores hospitalares e até líderes clínicos enfrentam dificuldades para entender soluções muito técnicas ou mal comunicadas. E, em tempos de desinformação e baixa confiança em instituições, comunicar com clareza, empatia e responsabilidade não é mais opcional. É um diferencial competitivo e ético.
Comunicação estratégica: da ciência ao storytelling
Traduzir complexidade científica para uma linguagem acessível e sem perder a precisão técnica ainda é um dos maiores desafios da comunicação na área. Principalmente para as empresas que atuam no B2B, comunicar é essencial para construir narrativas que eduquem, engajem e gerem valor social.
As empresas que se destacam no setor de saúde são aquelas que querem aumentar sua visibilidade e autoridade no segmento e montam estratégias para isso. Ganhar espaço na mídia especializada e nos veículos de referência faz com que a inovação não só seja percebida, mas vista como necessária.
É tempo de se posicionar
A movimentação intensa do setor abre oportunidades valiosas para empresas que desejam fortalecer seu posicionamento institucional. Da preparação de porta-vozes à cobertura em tempo real, cada ponto de contato com o público é uma oportunidade para tratar a reputação.
A comunicação no setor de saúde é desafiadora, mas também é uma grande aliada para organizações que desejam crescer com solidez, autoridade e impacto social. Na saúde, comunicar bem significa aproximar soluções de quem mais precisa delas.
Edna De Divitiis é Diretora Executiva da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação pioneira na implementação da metodologia Inbound PR há mais de 30 anos atendendo empresas de diferentes portes e segmentos.
Compartilhe nas redes sociais:
Categorias
- Assessoria de Imprensa (2)
- Cultura organizacional (2)
- Dicas Grupo EPR (22)
- GPTW (1)
- Liderança feminina (3)
- Mindset e gestão (1)
- Novidades (4)
Posts Populares

Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?

Como evitar ser tragado por uma crise?

Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?

A importância da comunicação em empresas de TI
