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Como transformar a inovação em storytelling no setor da saúde

Por Edna De Divitiis 

Em um mercado movido por tecnologia, ciência e regulamentação, comunicar se torna um desafio determinante do sucesso. A precisão da informação orienta decisões clínicas, operacionais e institucionais, exigindo soluções que não apenas dominem o aspecto técnico, mas também consigam traduzir complexidade em confiança, e confiança em autoridade. 

O primeiro semestre deste ano tem sido marcado por encontros estratégicos entre os principais players do setor, que movimentou mais de R$ 350 bilhões em 2024, segundo dados da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), com projeções otimistas de crescimento.  

Marcar presença nestes eventos é fundamental, mas destacar-se requer mais do que apenas a presença. Exige uma estratégia de comunicação precisa, relevante e bem posicionada. 

Um setor técnico e regulado, porém, incompreendido 

O setor de saúde atua sob um grau de complexidade singular. De um lado, altos investimentos em inovação, especialmente com o avanço de tecnologias como inteligência artificial e automação de processos. Do outro, uma estrutura regulatória rígida, que demanda absoluta precisão na maneira de divulgar informações, soluções e resultados. 

Para as instituições do segmento, esse é um território em que cada palavra importa e, qualquer erro, pode causar um impacto altamente negativo para a reputação da marca. 

Segundo um estudo da UFRGS, compradores institucionais, gestores hospitalares e até líderes clínicos enfrentam dificuldades para entender soluções muito técnicas ou mal comunicadas. E, em tempos de desinformação e baixa confiança em instituições, comunicar com clareza, empatia e responsabilidade não é mais opcional. É um diferencial competitivo e ético. 

Comunicação estratégica: da ciência ao storytelling 

Traduzir complexidade científica para uma linguagem acessível e sem perder a precisão técnica ainda é um dos maiores desafios da comunicação na área. Principalmente para as empresas que atuam no B2B, comunicar é essencial para construir narrativas que eduquem, engajem e gerem valor social. 

As empresas que se destacam no setor de saúde são aquelas que querem aumentar sua visibilidade e autoridade no segmento e montam estratégias para isso. Ganhar espaço na mídia especializada e nos veículos de referência faz com que a inovação não só seja percebida, mas vista como necessária. 

É tempo de se posicionar 

A movimentação intensa do setor abre oportunidades valiosas para empresas que desejam fortalecer seu posicionamento institucional. Da preparação de porta-vozes à cobertura em tempo real, cada ponto de contato com o público é uma oportunidade para tratar a reputação. 

A comunicação no setor de saúde é desafiadora, mas também é uma grande aliada para organizações que desejam crescer com solidez, autoridade e impacto social. Na saúde, comunicar bem significa aproximar soluções de quem mais precisa delas.   

Edna De Divitiis é Diretora Executiva da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação pioneira na implementação da metodologia Inbound PR há mais de 30 anos atendendo empresas de diferentes portes e segmentos. 

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