Skip to main content

Media Training: porque é crucial para o sucesso

Banner da EPR Comunicação Corporativa com o título 'Media Training: porque é crucial para o sucesso'. À direita, uma imagem mostra um homem manuseando uma câmera e uma mulher ao lado dele, ambos concentrados, simbolizando a importância do treinamento para lidar com a mídia. Fundo azul com logotipo da EPR no canto inferior esquerdo

A história a seguir ilustra a importância do media training para o sucesso das estratégias de comunicação corporativa. Uma das primeiras coletivas de imprensa que participei tornou-se uma lição em minha vida profissional. Iniciante em um jornal de economia, fui escalada para cobrir o lançamento de uma marca brasileira de equipamentos PDV, os computadores que registram e efetivam as vendas no comércio.

Porta-voz sem media training fica vulnerável

A entrevista transcorria bem até que uma repórter perguntou “se os novos PDVs estavam realmente preparados para impedir fraudes fiscais como as que recentemente haviam ocorrido com produtos anteriores deste mesmo fabricante”. O questionamento causou enorme mal estar e os porta-vozes pegos desprevenidos, ficaram nervosos e passaram a dar justificativas pouco convincentes. Ou seja, a partir deste instante a notícia a ser anunciada mudou drasticamente de rumo.

O que fazer para não ser surpreendido em uma entrevista?

Podemos sim, tomar alguns cuidados para não sermos surpreendidos na hora de conceder uma entrevista, ou ainda, evitar que uma coletiva torne-se um desastre e até mesmo, inicie uma situação de crise.

Naquele dia, se os porta-vozes tivessem sido preparados em um media training a história poderia ter sido bem diferente. Estariam aptos a responder a incômoda pergunta e poderiam até ter tirado partido da experiência adversa. Poderiam aproveitar a oportunidade para demonstrar com firmeza a evolução dos recursos de segurança incorporadas aos novos produtos.

É bom lembrar que um programa de relacionamento com a mídia requer planejamento e excelente preparação de porta-vozes. Boas equipes de PR empenham-se em não deixar passar nada que se constitua em um risco. Pesquisam detalhes sobre temas em que seus clientes estão envolvidos, simulam entrevistas e propõem respostas.

Excelentes profissionais e executivos não são necessariamente porta-vozes natos. E, muitas vezes, não sabem disso. O que é preciso para ser começar a ser um bom porta-voz? Para começar, considere e pratique as 5 dicas abaixo:

  • desenvolva suas habilidades de comunicação

  • saiba ouvir (até o fim), de forma serena, as perguntas mais incômodas

  • controle os impulsos, não responda perguntas com ansiedade

  • exponha os pontos de vista com tranquilidade

  • procure entender o que interessa, de fato, ao jornalista naquele momento da entrevista

Por isso tudo, o media training deve ser considerado uma necessidade primordial para as organizações que desejam ter sucesso em suas estratégias de comunicação.

Edna De Divitiis é Sócia-Fundadora da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.

Compartilhe nas redes sociais:

Categorias

Posts Populares

Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
A importância da comunicação em empresas de TI
A importância da comunicação em empresas de TI
|
Media Training: porque é crucial para o sucesso
Media Training: porque é crucial para o sucesso
|