O papel do ecossistema de comunicação para o fortalecimento da imagem da empresa
Por Pedro Massari, Analista de Comunicação Sênior da EPR Comunicação Corporativa, agência de comunicação corporativa e conteúdo alinhada com as demandas do mundo digital.
Independente da área de atuação, é imprescindível para qualquer negócio que as ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da imagem da empresa estejam alinhadas às condições do mercado e do mundo digital. Neste sentido, é importante entender como ampliar, de forma estratégica, a visibilidade de sua marca nos meios de comunicação e nas mídias digitais e como o trabalho de relações com a mídia e o Inbound Marketing podem auxiliar nesta jornada.
Antes de mais nada, o trabalho de relações com a mídia – que o mercado costuma chamar de assessoria de imprensa, é o elo entre a sua empresa e os veículos de comunicação. A partir desta interface, as marcas conseguem aumentar sua visibilidade na imprensa de maneira espontânea. Ou seja, por meio da criação e divulgação de conteúdos aderentes aos interesses destes veículos, como press releases, artigos de opinião e sugestões de pautas, sempre alinhados às estratégias do negócio.
Um planejamento de comunicação eficiente possibilita a difusão de conteúdos referentes às empresas em diferentes canais, como jornais, revistas e televisão, bem como em portais de notícias online e mídias digitais, impactando, desta forma, o público-alvo, ou persona da companhia.
Benefícios do trabalho de relações com a mídia para a imagem das empresas
Nem todas as empresas conseguem o espaço desejado na mídia. Isto acontece, na maioria das vezes, pela falta de planejamento, ou por uma estratégia ineficaz. É neste momento que a agência executa um papel fundamental para garantir a presença constante da marca em veículos midiáticos.
Por meio de um bom relacionamento com jornalistas, conteúdos estratégicos e divulgação planejada, a agência de relações com a mídia explora oportunidades para evidenciar a marca da empresa em canais aderentes ao projeto da companhia.
Estar constantemente presente na mídia garante a visibilidade da marca perante a sociedade, bem como outros benefícios que contribuem para o crescimento dos negócios da empresa, proporcionando mais credibilidade, geração de leads, captação de clientes, confiabilidade como fonte especializada de informações sobre determinado assunto, melhor posicionamento nas buscas pelo Google, fortalecimento da imagem da empresa e consequente aumento de vendas.
A importância de uma assessoria alinhada ao Inbound Marketing
Se o trabalho de relações com a mídia se faz necessário para as empresas, o Inbound Marketing exerce papel tão fundamental quanto. Embora a produção de conteúdo seja consenso entre as duas atividades, os objetivos e os canais utilizados diferem-se.
Enquanto relações com a mídia trabalha a marca em veículos externos, o Inbound Marketing empenha-se em fortalecer a imagem da empresa em canais próprios, como blog, newsletter ou redes sociais oficiais do negócio.
Os resultados conquistados por meio das duas estratégias podem impactar diretamente o crescimento e o desempenho da empresa no mercado. No entanto, trabalhar as duas frentes de maneira integrada pode potencializar ainda mais a visibilidade e reputação digital da marca, uma vez que a sintonia entre as demandas do mercado e do mundo digital cria um ecossistema de comunicação robusto e completo, que oferece ferramentas avançadas para garantir o fortalecimento da imagem da empresa frente às necessidades do mercado.
A junção das áreas de Relações Públicas e Marketing Digital, conhecido como Inbound PR, é o conceito no qual está fundamentada a metodologia em que a EPR Comunicação Corporativa é pioneira. Para saber mais sobre as estratégias de comunicação e como elas podem auxiliar o crescimento da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe!
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