Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
Na hora de escolher uma agência de assessoria de imprensa, provavelmente surgem muitas dúvidas. Como achar a agência certa? Como identificar uma oferta que proporcione bons resultados e que atinja efetivamente o público que se deseja impactar?
Criamos este artigo justamente para orientar os profissionais que ficam com a responsabilidade pela escolha de uma agência de comunicação. É um breve esclarecimento sobre o que esperar de uma agência e como observar os aspectos mais importantes na hora de decidir que empresa contratar.
Por que contratar uma agência de assessoria de imprensa?
É bom esclarecer que apenas a publicidade, a propaganda tem controle sobre a imagem dos produtos que divulga, ao contrário do trabalho com a imprensa, cujo objetivo é conquistar espaço editorial. Ou seja, o produto final da divulgação na imprensa são as matérias jornalísticas, reportagens, entrevistas e os artigos publicados, todos elaborados pela equipe de redação do veículo. É por isso que as empresas que aparecem na imprensa de forma constante e positiva constroem uma boa reputação. A marca “empresta” a credibilidade do veículo de comunicação, que ao falar da empresa lhe dá autoridade e confiabilidade. Uma empresa bem falada na mídia, constrói uma percepção positiva e, como consequência, cria um ambiente favorável para a boa evolução dos seus negócios.
Então, deu para ver como é importante realizar um bom trabalho de relações com a mídia?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
É preciso, portanto, escolher uma agência de comunicação que além de conhecimento técnico, bom relacionamento e respeito dos órgãos de imprensa, tenha uma postura parceira e entendimento das necessidades do cliente. Para ajudar neste nesta tarefa, listamos abaixo 5 dicas para orientar o processo de seleção:
Experiência comprovada e área de atuação
Procure empresas com experiência comprovada e que realizem bons trabalhos na área de atuação da sua empresa. Pesquise se agência possui casos de sucesso, pois desta forma, você terá noção do que pode ser feito também para a sua empresa e se a agência é comprometida com resultados.
Não seja apenas “mais 1”
É muito importante trabalhar com uma agência que priorize o bom atendimento e que dê a atenção que você merece. Desde o primeiro contato, preste atenção ao grau de interesse pelo seu problema e reais necessidades. Procure saber também qual é o perfil e experiência dos profissionais que irão trabalhar com sua empresa.
Integração com o mundo digital
Você percebeu que hoje em dia consumimos notícias de forma diferente? Escolha uma agência que enxergue o atual cenário da comunicação e ofereça serviços integrados ao mundo digital. Construir uma reputação na imprensa passa obrigatoriamente por uma presença digital consistente e positiva.
Proposta atrativa que gera bons resultados
Explique quais são os seus objetivos e os resultados esperados. Com esta perspectiva, avalie a proposta e a solução apresentadas pela agência, considerando sempre as métricas para avaliar o sucesso do trabalho.
Preço
Não apoie sua escolha apenas no preço, a economia pode resultar em um desperdício dos preciosos recursos após meses de serviços inadequados ou sem resultados. Encante-se pela proposta e procure negociar um projeto que caiba no bolso da sua empresa.
Conclusão
Alinhamento de objetivos e proposta, bom atendimento, experiência comprovada e inserção no mundo digital, são os principais critérios que você deve considerar antes de escolher o parceiro. E uma agência de assessoria de imprensa completa com certeza cumprirá com todos esses pontos que citamos acima.
O apoio de uma assessoria de imprensa trará à sua empresa reconhecimento, visibilidade e credibilidade. Logo, seus clientes e possíveis clientes vão valorizar ainda mais o seu negócio, em comparação à um concorrente, por exemplo.
Quer saber mais sobre os serviços de uma agência de assessoria de imprensa? Entre em contato com a gente, nossa equipe terá prazer em te orientar.
Compartilhe nas redes sociais:
Categorias
- Assessoria de Imprensa (2)
- Cultura organizacional (2)
- Dicas Grupo EPR (18)
- GPTW (1)
- Liderança feminina (3)
- Mindset e gestão (1)
- Novidades (4)