Skip to main content

O impacto transformador do trabalho de assessoria de imprensa na comunicação moderna

blog-EPR-Assessoria-de-Imprensa

Por Patrícia Barbosa, Diretora de Operações da EPR

Nos últimos anos, o cenário da comunicação tem se revelado altamente dinâmico, o que torna o trabalho de assessoria de imprensa / relações públicas uma peça fundamental  para a construção e a manutenção da reputação das organizações. Em um mundo interconectado, cujas informações circulam em tempo real, a habilidade de gerenciar a percepção pública torna-se cada vez mais necessária para o sucesso de qualquer negócio.

A Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, realizada pela Motim, reforça este conceito e aponta que mais de 70% das empresas de inovação devem aumentar ou manter os orçamentos em reputação institucional para 2024. Os dados mostram, ainda, que os objetivos prioritários desse investimento estão direcionados a ampliar a visibilidade das empresas, gerar credibilidade para a marca, adquirir novos clientes e aprimorar a relação com os investidores.

O estratégico papel da Assessoria de Imprensa

Essa percepção de mercado é uma importante projeção sobre o futuro do setor. O que fica claro é que o trabalho de relações públicas e assessoria de imprensa não mais se limita a ser um mero difusor de informação. Hoje, esta área apoia na construção e fortalecimento dos laços entre as organizações e seus diversos stakeholders. Desde a gestão de crises, até a promoção de iniciativas institucionais, o trabalho de PR exerce um papel multifacetado na construção da imagem corporativa.

Casos notáveis do bom uso da assessoria de imprensa não apenas atraem a atenção de renomados veículos de imprensa, como garantem um destaque em mídias que impactam o público desejado. Além disso, uma narrativa cuidadosamente construída é capaz de gerar uma onda de entusiasmo nas redes sociais, atraindo potenciais clientes e gerando mais engajamento para a empresa. Desta forma, este tipo de estratégia solidifica a sua reputação, tornando a companhia referência no mercado.

A evolução da comunicação externa

As múltiplas ações de sucesso decorrentes do trabalho de PR refletem como a comunicação externa evoluiu significativamente, deixando para trás abordagens unilaterais para adotar um diálogo mais bidirecional. Nesse sentido, as redes sociais, blogs e podcasts tornaram-se canais cruciais para as organizações conectarem-se diretamente com suas personas e um trabalho moderno de assessoria de imprensa deve abraçar essa evolução, aproveitando as oportunidades e criando uma relação efetiva com o público.

Tendências como Inteligência Artificial e novas técnicas de marketing digital, aplicadas ao trabalho de PR, têm contribuído para que as empresas enxerguem mais valor na área de comunicação. Ao aumentarem seus investimentos neste setor, as companhias puderam experimentar resultados que vão além da reputação e miram, também, na conversão.

Nesse contexto, o conceito de InboundPR surge como uma resposta eficiente às exigências do mercado, unindo os princípios do Inbound Marketing com as práticas consolidadas das Relações Públicas. Com base em um conceito amplo e efetivo, a metodologia possibilita a incorporação de novos indicadores de desempenho, como aumento no tráfego do site, aquisição de novos usuários e leads, além de um posicionamento de destaque nos resultados de busca do Google.

Tudo isto é possível a partir da integração de novas técnicas que corroboram para a produção de conteúdos otimizados, empregando recursos como SEO (Search Engine Optimization), backlinks e link building, que potencializam ainda mais os resultados e a visibilidade das empresas, em sinergia com as demandas atuais do mercado.

Além disto, o trabalho de InboundPR baseia-se na formação de conexões autênticas com os diversos agentes do ecossistema de comunicação, sejam jornalistas, blogueiros, ou influenciadores digitais, a partir de informações pertinentes e valiosas.

Neste contexto, ao cultivar relacionamentos fundamentados na confiança e na entrega de conteúdo de qualidade, as organizações podem posicionar-se não apenas como fontes confiáveis de informação, mas também como parceiras colaborativas para os membros da imprensa, construindo uma imagem corporativa sólida e uma relação positiva com o público-alvo.

Desta forma, com o amplo volume de informações sendo compartilhadas atualmente, o trabalho de assessoria de imprensa torna-se uma referência para as organizações. O engajamento estratégico, aliado a uma comunicação autêntica, são os pilares que sustentam o sucesso diante desse cenário dinâmico. À medida que as empresas reconhecem o valor das Relações Públicas na construção de narrativas envolventes, fica evidente que essa área está longe de ser apenas uma peça no quebra-cabeça da comunicação empresarial moderna, mas sim a peça-chave que desencadeia o sucesso duradouro.

Na EPR contamos com uma equipe altamente qualificada para amplificar a visibilidade da sua empresa na imprensa! Clique aqui e saiba como podemos contribuir para o sucesso do seu negócio!

Compartilhe nas redes sociais:

Categorias

Posts Populares

Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como evitar ser tragado por uma crise?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
Como escolher uma agência de assessoria de imprensa?
A importância da comunicação em empresas de TI
A importância da comunicação em empresas de TI
|
Media Training: porque é crucial para o sucesso
Media Training: porque é crucial para o sucesso
|