Quer fazer sua marca brilhar? Troque a assessoria de imprensa tradicional pelo Inbound PR
Você está questionando a importância de manter ou contratar uma assessoria de imprensa?
Tem dúvidas se uma matéria publicada sobre a sua empresa está impactando de fato o seu público?
Então, está na hora de conhecer o Inbound PR.
Você já parou para pensar como o hábito de leitura mudou radicalmente de uns dois anos para cá? Quem hoje você conhece que ainda abre um jornal durante o café da manhã para saber novidades da política ou dos esportes? Não é mais novidade que a maior parte das pessoas está o tempo todo com os olhos grudados na tela dos smartphones. Praticamente metade dos brasileiros (48% segundo a Reuters) usa o WhatsApp como fonte de informações. Mas então o jornalismo vai acabar? Claro que não, apenas migrou de plataforma e está hoje presente muito mais na web, principalmente, em portais de notícias, canais no Youtube, comentários e entrevistas em podcasts. E como as notícias correm na velocidade da luz – trafegam e interconectam-se com voracidade por canais digitais diversos, redes como Instagram, Twitter, ora por lives no Facebook, nos links bombardeados no WhatsApp, ora nos blogs. Então, ao contrário do que parece, o poder de fogo do jornalismo pode vir a ser ainda maior. E em meio a tudo isso, diante da infinidade de informações, é comum que as pessoas se perguntem: onde mesmo que eu li isso?
Mas o que assessoria de imprensa tem a ver com comunicação digital?
É aí que entra o Inbound PR. Este novo conceito que promete revolucionar o que até hoje era conhecido como “assessoria de imprensa”. O Inbound PR incorpora um viés digital a este mundo da comunicação corporativa. Mais do que fazer com que as marcas tornem-se notícia, ele ajuda a destacá-las no ambiente digital, a serem localizadas com facilidade em pesquisas no Google e, até, a conquistar maior autoridade de domínio para os seus sites institucionais. É uma perspectiva muito mais promissora. Isto porque as marcas, além terem suas reputações valorizadas por serem noticiadas nos bons veículos de imprensa, mantêm suas informações mais essenciais indexadas na web, por meio das notícias que ganham perenidade e relevância, gradativamente, semana a semana.
Esqueça o público alvo é vá atrás da sua persona
Deu para perceber como as marcas podem ir muito mais longe com o Inbound PR? Com ele os gestores de comunicação podem conhecer quem são as personas que desejam impactar, onde elas consomem as notícias, quais suas fontes de tráfego na web e podem entender também como elas chegam até as informações. Dentro desta nova perspectiva, o trabalho de comunicação torna-se muito mais assertivo.
O que vou divulgar?
Outro aspecto importante – e determinante – para o sucesso do Inbound PR é a qualidade dos conteúdos divulgados. São fundamentais neste tipo de estratégia de comunicação, quanto mais originais e ricos, mais alavancam a visibilidade. Esta nova forma de trabalhar a comunicação exige também explorar diferentes formatos de conteúdo e, sempre, levar em conta requisitos de SEO. A partir daí, o novo trabalho de “assessoria de imprensa” ganha muito mais força e torna-se bastante efetivo, levando a informação a níveis de segmentação antes despercebidos.
ROI de comunicação?
Além disso, o Inbound PR ajuda a resolver uma dúvida recorrente de quem planeja investir em assessoria de imprensa: o ROI. Afinal, a aplicação dessa metodologia permite mensurar os resultados com maior eficiência, empregando métricas tangíveis que demonstram de forma muito precisa a visibilidade na imprensa e a qualidade da presença digital. Em pouco mais de 24 meses de aplicação da metodologia em nossa agência, os resultados mês a mês surpreendem e animam os nossos clientes. Quer conhecer nossos casos de sucesso de Inbound PR? Entre em contato conosco para agendar uma reunião (epr@epr.com.br).
Compartilhe nas redes sociais:
Categorias
- Assessoria de Imprensa (2)
- Cultura organizacional (2)
- Dicas Grupo EPR (18)
- GPTW (1)
- Liderança feminina (3)
- Mindset e gestão (1)
- Novidades (4)