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Redes sociais para empresas do B2B: uma realidade necessária

Para as marcas é cada vez mais importante valer-se do contato direto que as redes proporcionam com seus fãs, admiradores, clientes, parceiros, enfim, os seus diversos públicos. E não são somente as empresas que fabricam ou comercializam produtos que chegam diretamente ao consumidor final que podem usufruir desse benefício. Seja qual for o segmento de atuação, porte ou perfil do cliente, saiba que sempre vai existir alguém querendo saber a respeito do que sua empresa faz e como pode ajudá-lo. Daí a importância das redes sociais para empresas do B2B.

A EPR desenvolveu um projeto para alavancar a presença e visibilidade nas redes sociais de uma das maiores indústrias brasileiras e que detém a liderança no setor de transformação, no qual atua há décadas. Para isso, foi elaborado um plano de trabalho, visando difundir o posicionamento da empresa no Facebook e no LinkedIn, a gestão das páginas, definição da linha editorial, bem como a elaboração de pautas e conteúdos relevantes, postagens e interações.

Com esses perfis corporativos, a companhia passou a atingir milhares de pessoas (no Facebook são mais de cinco mil fãs e no LinkedIn quase nove mil seguidores), disseminando informações sobre os benefícios dos produtos, divulgando ações sociais, evidenciando seus valores corporativos, sempre em sintonia com sua estratégia e políticas de comunicação.

Facebook e LinkedIn: Ainda são as principais redes sociais para empresas do B2B

A presença no Facebook vem tornando-se cada vez mais valiosa como canal institucional e de relacionamento, promovendo a aproximação com o público em geral e uma interação importante com os defensores da marca. Hoje é uma ferramenta para consolidação da imagem, preservação da boa reputação e admirabilidade da marca. Desde 2014, quando a EPR assumiu a gestão e repaginou a fanpage desta empresa, houve um crescimento significativo no número de fãs, que saltou de 779 para mais quase cinco mil seguidores, em julho de 2017. O engajamento também vem aumentando e, no primeiro semestre deste ano as postagens receberam cerca de 2 mil curtidas e quase 500 compartilhamentos, alcançando 4 mil usuários.

No LinkedIn, canal no qual o trabalho iniciou-se em outubro de 2015, quando a página tinha pouco mais de 3,7 mil seguidores, o objetivo é manter a mensagem corporativa em alta e uma conexão direta com um universo de profissionais de diferentes formações e níveis. As mensagens difundidas destacam sempre os investimentos constantes da companhia, sua oferta inovadora, crescimento dos negócios, entre outras. Em dois anos de trabalho o número de seguidores triplicou atingindo aproximadamente 9 mil profissionais, em um crescimento que se mantém consistente mês a mês. Esta página está sendo conduzida para tornar-se uma ferramenta crucial de relacionamento com profissionais de nível diretivo e gerencial, ainda que atraia também muitos fãs e defensores da marca.

É fato que, as empresas do B2B hoje já estão bem presentes e de forma muito ativa, nas redes sociais. O importante é encontrar a maneira certa, planejar a presença em alinhamento com as estratégias de comunicação e estabelecer uma linha editorial aderente. Também é crucial fazer uma boa gestão desta página, para corrigir rotas e ver exatamente o que atrai a atenção do seu público. Sempre há um caminho a ser seguido e há muitos resultados que podem ser atingidos.

Se você atua no business to business, quais as principais redes sociais para empresas do B2B, na sua opinião?

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